História.7ºA

Expansão Marítima e Comercial

A expansão marítima e comercial ocorreu durante os séculos XV e XVI. Tal expansão só obteve sucesso devido aos avanços tecnológicos da época, como a bússola, a caravela (que navegava mais rápido e com mais facilidade, mesmo na direção contrária ao vento), o astrolábio e a balestilha (inventados pelos árabes e aperfeiçoados pelos portugueses) e a modernização do mapa, com a latitude e a longitude (criado por Mercator).

A expansão marítima ocorreu devido à incapacidade dos europeus de chegar as Índias, já que o comércio pelo mar Mediterrâneo estava monopolizado pelas cidades italianas, e porque a península arábica estava dominada pelos muçulmanos.

A única solução para chegar ao oriente e conseguir as tão prestigiadas especiarias (cravo, canela, pimenta, por exemplo) era criar uma nova rota comercial.

Os primeiros a se lançarem ao mar foram os portugueses, devido aos seguintes fatores:

1- A localização geográfica: foi importantíssima, já que através dela os portugueses conseguiram desenvolver uma cultura que envolvia a pesca e a navegação.

2- A unificação do estado nacional: a unificação do estado nacional tornou possível o investimento da coroa num projeto tão custuoso como a navegação.

3- A forte burguesia: somente com uma forte burguesia foi possível constituir uma aliança entre o rei e os burgueses para iniciar tal expansão comercial.

4- Incentivo da coroa: se a coroa não tivesse investido em novas técnicas de construção naval e de navegação, certamente esse projeto não se concretizaria.

5- Tradição da navegação

6- "Escola" de Sagres: maneira única de construir navios efetuada na cidade de Sagres.

Os portugueses traçaram uma rota para o oriente através do Atlântico, contornando o continente africano. O primeiro território conquistado pelos portugueses na África foi a cidade de Ceuta, em 1415. No sul do continente africano havia uma barreira para os portugueses: o "Cabo das Tormentas" (atualmente Cabo da Boa Esperança). O primeiro a "dobrar" o cabo foi Vasco da Gama. Desde que "dobraram" o Cabo da Boa Esperança, os portugueses dominaram a rota para o oriente pelo Atlântico.

Porém os portugueses não eram os únicos a desejarem uma nova rota para o oriente. Os espanhóis se encontravam na mesma situação que os portugueses. Agora não poderiam passar nem mesmo pelo Atlântico.

Então Colombo, um navegador português, que foi contratado pela Espanha, certo de que a Terra era redonda, montou uma expedição rumo a Índia, só que indo pela direção Oeste. Colombo planejara uma viagem de circunavegação, ou seja, dando a volta ao mundo.

Porém, a expedição de Colombo não saiu como o planejado. Colombo encontrou, acidentalmente, o continente americano, em 1492. Embora tivesse chegado a um novo continente, Colombo pensava estar nas Índias. Posteriormente, Américo Vespúcio, corrigiu seu erro afirmando estar em outro continente. O nome América foi em sua homenagem.

A Espanha conquistou um novo território, o que causou polêmica com Portugal, que afirmava ser o dono de todas as novas terras. Em 1494, a disputa foi intermediada pelo papa, que propôs um tratado.

O Tratado de Tordesilhas dizia que toda a terra situada 370 léguas de Cabo Verde à Leste pertenciam a Portugal, enquanto toda terra situada 370 léguas de Cabo Verde à Oeste pertencia à Espanha.

O tratado serviu para amenizar a situação, mas quando a França e a Holanda iniciaram sua expansão marítima, ele foi totalmente desvalorizado.

A Espanha ganha posse do novo território "descoberto" por Colombo, porém, não solucionara seu problema: arrumar uma nova rota para chegar à Índia.

Fernão Magalhães utilizou o projeto de Colombo, de circunavegação, provando que a Terra era redonda e solucionando o problema espanhol.

Os colonizadores europeus escravizaram e forçaram a catequização tanto dos negros africanos quanto índios (assim chamados por causa do erro de Colombo), retirando as riquezas de suas colônias, através do suor e do sangue dos habitantes conquistados.





1 Response
  1. Por favor comentem é necessário tirar as dúvidas de todos


Postar um comentário

Obrigado por visitar o nosso blog!
Dúvidas é só nos mandar um email
Por:7ºano A

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.